Buscar
  • Marcelo

DESEMPENHO | Indicadores de Desempenho


“Se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não consegue aperfeiçoá-lo” - Peter Drucker

Com essa sábia e conhecida frase de Drucker, gostaríamos de alertar da importância do uso de indicadores de desempenho, indicadores esses que devem nos nortear em nossa gestão, para não tomarmos decisões de forma empírica ou pela intuição.

Indicadores de Desempenho também chamados de KPI, são métricas que quantificam sua performance, e são utilizados para compreensão dos processos assim como os resultados atingidos. Indicadores de desempenho devem sustentar o processo decisório, agilizando as tomadas de ações para corrigir desvios dos objetivos organizacionais.

Em resumo, Indicadores de Desempenho nos permite acompanhar, avaliar e decidir referente o desempenho de um processo, e estes indicadores deverão ter uma meta diretamente relacionada com o Planejamento Estratégico da organização, representando um a equipe atingirem resultados almejados.

Utilizando os indicadores de desempenho

Existem diversos tipos de Indicadores de Desempenho, sendo que listamos alguns deles:

  1. Retorno sobre investimento (ROI)

O ROI contabiliza qual foi a assertividade do investimento, e o cálculo para o ROI pode ser feito da seguinte forma:

ROI = (Ganhos após o investimento – Investimento inicial) / Investimento inicial.

  1. Indicadores de produtividade

Mensuram a produtividade hora/colaborador, hora/máquina. Estão relacionados ao uso dos recursos da empresa com relação às entregas.

  1. Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade estão relacionados a não conformidade ou desvio que aconteça no decorrer do processo produtivo. O número produtos com defeito (avarias) é um exemplo de indicador de qualidade.

  1. Indicadores de capacidade

Com esse indicador podemos medir a capacidade de resposta de um processo. Um exemplo desse indicador é a quantidade de mercadorias que uma máquina, ou um colaborador, consegue produzir durante um determinado período de tempo.

  1. Indicador de endividamento

É fundamental ter esse dado sempre disponível, porque um negócio com dívidas muito altas, geralmente, precisa repensar suas estratégias.

Os indicadores são muito importantes no processo de gestão, pois Independentemente da categoria em que se encontram, são eles quem oferecem a visão que você precisa para enxergar seus processos e conseguir uma base sólida para caminhar em busca dos objetivos traçados.


10 visualizações

© 2018 por MLK Consultoria | Marcelo Luis Kortz