top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcelo Kortz

IBS | Mesa Densimétrica


A mesa densimétrica é constituída basicamente por uma mesa estática e por deck (tabuleiro), telado e poroso que permite a passagem do ar através de suas malhas, sendo ajustável tanto a inclinação da mesa, como o volume de ar insuflado.

Esse equipamento foi desenvolvido para realizar a separação e classificação das sementes com o mesmo tamanho (faixa de tamanho) e pelo seu peso específico. É importante manter um fluxo contínuo e uniforme de alimentação para poder alcançar uma maior eficácia na classificação.

O fluxo de ar deve ser ajustado para que as sementes com menor densidade sejam levantadas e as com maior densidade permaneçam na superfície da mesa, assim proporcionando diferentes camadas em relação ao peso no deck. Devido ao movimento, vibração e inclinação da mesa, as sementes menos densas ficam por cima das mais densas e se direcionam para a parte inferior da mesa, sendo então descarregadas nas bicas inferiores. Assim, as sementes com maior densidade se mantêm na parte superior da mesa e são deslocadas paras bicas superiores. Por fim, as sementes da porção intermediária geralmente são direcionadas para o ensaque, juntamente com a fração de sementes da parte alta.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page