top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcelo Kortz

LEAN | Kaizen no AGRO


A fazenda Pamplona – GO foi definida como a anfitriã para ser o marco da SLC Agrícola na implantação desta ferramenta de Melhoria Contínua da Manufatura Enxuta trazida pela Toyota. O Kaizen significa Kai = mudança e Zen = Boa, ou seja mudar para melhor e que necessita como premissa para o sucesso dos seguintes pressupostos: equipe multidisciplinar (vários departamentos), integração entre departamentos, a colaboração entre os colaboradores, o trabalho em equipe, a disciplina, a dedicação full-time, objetivos e metas definidas antecipadamente, a previsão de recursos, a visão sistêmica, o envolvimento da alta direção, o seguimento da metodologia e foco nas ações e no tempo. O Kaizen tem como foco central a identificação e eliminação das sete perdas trazidas por Taicchi Ohno, executivo da Toyota, que são:

- excesso de produção – fazer mais que o cliente deseja;

- excesso de estoques – produtos parados sem demanda do cliente;

- excesso de transportes – grandes distâncias entre áreas;

- excesso de movimentação – pessoas movimentando-se sem agregar valor:

- produtos defeituosos – produtos ou serviços fora dos padrões de qualidade;

- processamento desnecessário – realizar processos ou atividades sem agregação de valor;

- espera – aguardar por decisões, peças, pessoas, máquinas, informações e insumos;

Este primeiro projeto é fruto da parceria entre a MLK – Consultoria com sede em Novo Hamburgo – RS e a SLC Agrícola e foi conduzido pelo consultor Gibrail Soares – Especialista em Manufatura Enxuta, e foi realizado do dia 21 a 25 se setembro deste ano tendo como alvo principal as atividades da Manutenção da Fazenda, cujos objetivos principais foram: apresentar uma proposta de layout enxuto para a manutenção, reduzir em 30% as movimentações das equipes durante as atividades, implantar melhorias do ambiente de trabalho e melhorias para redução de riscos de acidentes. Este primeiro projeto foi intitulado de: 1º Kaizen de Layout da Manutenção e está ligado a um objetivo maior que é o SQM – Sistema de Qualidade da Manutenção que visa a adequação para uma manutenção ágil e de qualidade, dentro dos custos operacionais e de cumprimento dos prazos ou cronogramas.

Os projetos Kaizen em todas as empresas que utilizam esta metodologia é no mínimo realizado no período de uma semana e onde as atividades são assim realizadas:

- segunda-feira: treinamento da metodologia;

- terça-feira: coleta de dados, observações, medições, e classificação das sugestões de melhorias;

- quarta-feira: plano e implantação das melhorias;

- quinta-feira: implantação das melhorias;

- sexta-feira: conclusão das melhorias, medições dos resultados e apresentação a direção;

A equipe deste projeto arregaçou as mangas e pós a mão na massa atingindo os objetivos definidos e dentro do prazo de cinco dias.

O esforço da equipe somado ao apoio da Gestão da Fazenda Pamplona foram fundamentais para o sucesso através da busca de soluções, de alternativas e superando os tradicionais chargões : não da, não consigo, não temos tempo, não tem material, é impossível e aliadas a procrastinação, a falta de ação, a falta de vontade e a falta de atitude. Onde muitas vezes queremos o melhor, o supra-sumo e a alternativa é uma melhoria fácil, simples e segura ou o ÓTIMO É INIMIGO DO BOM, façamos primeiro o bom, colocamos pra rodar depois vamos aperfeiçoar e buscar o ótimo. Assim é o Kaizen.

A equipe da fazenda Pamplona sente-se honrada e comprometida por realizar este projeto piloto que será um marco na Melhoria das Atividades de Manutenção em busca das eficiências Operacionais.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page