Buscar
  • Marcelo Kortz

LEAN | Kaizen no AGRO


A fazenda Pamplona – GO foi definida como a anfitriã para ser o marco da SLC Agrícola na implantação desta ferramenta de Melhoria Contínua da Manufatura Enxuta trazida pela Toyota. O Kaizen significa Kai = mudança e Zen = Boa, ou seja mudar para melhor e que necessita como premissa para o sucesso dos seguintes pressupostos: equipe multidisciplinar (vários departamentos), integração entre departamentos, a colaboração entre os colaboradores, o trabalho em equipe, a disciplina, a dedicação full-time, objetivos e metas definidas antecipadamente, a previsão de recursos, a visão sistêmica, o envolvimento da alta direção, o seguimento da metodologia e foco nas ações e no tempo. O Kaizen tem como foco central a identificação e eliminação das sete perdas trazidas por Taicchi Ohno, executivo da Toyota, que são:

- excesso de produção – fazer mais que o cliente deseja;

- excesso de estoques – produtos parados sem demanda do cliente;

- excesso de transportes – grandes distâncias entre áreas;

- excesso de movimentação – pessoas movimentando-se sem agregar valor:

- produtos defeituosos – produtos ou serviços fora dos padrões de qualidade;

- processamento desnecessário – realizar processos ou atividades sem agregação de valor;

- espera – aguardar por decisões, peças, pessoas, máquinas, informações e insumos;

Este primeiro projeto é fruto da parceria entre a MLK – Consultoria com sede em Novo Hamburgo – RS e a SLC Agrícola e foi conduzido pelo consultor Gibrail Soares – Especialista em Manufatura Enxuta, e foi realizado do dia 21 a 25 se setembro deste ano tendo como alvo principal as atividades da Manutenção da Fazenda, cujos objetivos principais foram: apresentar uma proposta de layout enxuto para a manutenção, reduzir em 30% as movimentações das equipes durante as atividades, implantar melhorias do ambiente de trabalho e melhorias para redução de riscos de acidentes. Este primeiro projeto foi intitulado de: 1º Kaizen de Layout da Manutenção e está ligado a um objetivo maior que é o SQM – Sistema de Qualidade da Manutenção que visa a adequação para uma manutenção ágil e de qualidade, dentro dos custos operacionais e de cumprimento dos prazos ou cronogramas.

Os projetos Kaizen em todas as empresas que utilizam esta metodologia é no mínimo realizado no período de uma semana e onde as atividades são assim realizadas:

- segunda-feira: treinamento da metodologia;

- terça-feira: coleta de dados, observações, medições, e classificação das sugestões de melhorias;

- quarta-feira: plano e implantação das melhorias;

- quinta-feira: implantação das melhorias;

- sexta-feira: conclusão das melhorias, medições dos resultados e apresentação a direção;

A equipe deste projeto arregaçou as mangas e pós a mão na massa atingindo os objetivos definidos e dentro do prazo de cinco dias.

O esforço da equipe somado ao apoio da Gestão da Fazenda Pamplona foram fundamentais para o sucesso através da busca de soluções, de alternativas e superando os tradicionais chargões : não da, não consigo, não temos tempo, não tem material, é impossível e aliadas a procrastinação, a falta de ação, a falta de vontade e a falta de atitude. Onde muitas vezes queremos o melhor, o supra-sumo e a alternativa é uma melhoria fácil, simples e segura ou o ÓTIMO É INIMIGO DO BOM, façamos primeiro o bom, colocamos pra rodar depois vamos aperfeiçoar e buscar o ótimo. Assim é o Kaizen.

A equipe da fazenda Pamplona sente-se honrada e comprometida por realizar este projeto piloto que será um marco na Melhoria das Atividades de Manutenção em busca das eficiências Operacionais.

5 visualizações

© 2018 por MLK Consultoria | Marcelo Luis Kortz